A Celesc notificou na última sexta-feira (1) as empresas de telecomunicação que deixaram cabos soltos e caídos na estrada geral da praia da Joaquina, no Leste da Ilha, em Florianópolis. Apesar de haver um termo de cooperação entre a estatal e as teles,  situações assim são recorrentes na capital e, muitas vezes, a Celesc precisa realizar o reparo de algo não provocado por ela.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

Os postes são da Celesc e as empresas que utilizam a infraestrutura pública precisam de autorização para isso e pagam por esse uso. Mas existem normas e padrões que precisam ser respeitados. 

A coluna conversou com moradores e trabalhadores da região que afirmaram que os cabos estão nessa situação há, pelo menos, dois meses.

Veja a bagunça deixada pelas teles na estrada da Joaquina

Continua depois da publicidade

A Celesc enviou a seguinte nota à coluna:

A Celesc informa que os cabos soltos observados na praia da Joaquina são cabos de telefonia, deixados por companhias de telecomunicações que utilizam a infraestrutura de postes na região. Esses cabos não pertencem à rede elétrica. Estamos notificando as empresas de telecomunicações para retirar.

A Celesc esclarece que situações de fios caídos ou soltos são comuns e podem ser agravadas por furtos de componentes da rede elétrica. Essas ações criminosas podem causar o rebaixamento ou até mesmo o corte de postes, gerando riscos à segurança e interferências no fornecimento de energia. A empresa reforça que realiza inspeções regulares para minimizar os impactos e orienta a população a denunciar práticas suspeitas às autoridades competentes.

Leia Mais

Disney Springs inspira mega projeto em Florianópolis

Réveillon em Florianópolis terá baile da virada nos Ingleses