Os representantes de Santa Catarina na equipe de transição defendem a criação de mais dois ministérios na estrutura do governo federal a partir de janeiro de 2023, quando inicia o governo Lula.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O deputado federal reeleito Pedro Uczai (PT) quer a criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Segurança Alimentar. O parlamentar está no grupo de trabalho na equipe de transição que trata do desenvolvimento agrário. Atualmente, existe o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A intenção seria cuidar mais da pequena agricultura de base familiar, políticas públicas, assistência técnica, financiamento e estímulo à produção. O que está em estudo, no momento, é ver qual a estrutura necessária e qual o orçamento para dar conta da agricultura familiar e camponesa.

Já o ex-ministro da pesca no governo Lula, Altemir Gregolin, que também está na equipe de transição, sugere a recriação do Ministério do setor. No governo Bolsonaro, a política pública desta área está ligada à Secretaria de Aquicultura e Pesca.

Continua depois da publicidade

— Essa área de pesca e aquicultura, além de estar crescendo bastante, principalmente a piscicultura, tem muito potencial e o Brasil pode ser um dos maiores produtores do mundo. O setor ligado ao ministério da agricultura precisa disputar orçamento com outras cadeias muito fortes, como boi, soja e suíno — afirmou.

Leia mais:

Jardim filtrante: alternativa ao emissário submarino é descartada em Florianópolis

Transição de governo em SC tem fato inédito

Florianópolis terá ônibus de graça nos finais de semana do verão

Florianópolis terá o melhor verão em 10 anos; saiba o motivo