A Casan deve explicações à sociedade. Não é possível que num prazo inferior a três anos o morador de Florianópolis tenha sofrido com duas ocorrências graves envolvendo a estatal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em janeiro de 2021, houve o rompimento da lagoa de infiltração da estação de tratamento de esgoto na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, causando forte dano ambiental no consagrado ponto turístico da cidade.

Nesta madrugada, no bairro Monte Cristo, no Continente, ocorreu o rompimento do reservatório da Casan no bairro povoado, predominantemente, por famílias pobres da região, o que requer uma atenção prioritária.

A coluna conversou com um engenheiro sanitarista, na condição de anonimato. Segundo ele, dificilmente aconteceu um acidente. Acidente é quando ocorre algo inesperado e não previsível. Estamos tratando de uma estrutura de concreto  armado, ou seja, não tem tijolos, parede de alvenaria. Ele é inteiro um monobloco em concreto com muito aço.

Continua depois da publicidade

Houve algum fator externo? Uma choque com uma rocha, um caminhão que colidiu no reservatório? Não há nenhum registro ou indício de que teria ocorrido fator externo. Neste sentido, há monitoramento periódico do reservatório? Eles são bem feitos, com o detalhamento que merece e por profissional habilitado ? Havia necessidade de manutenção?

A obra tem menos de dois anos. E o projeto era adequado? A execução da obra foi correta? Alguém fiscalizou?

A Casan deve explicações. 

Veja imagens do rompimento

Veja imagens:

Continua depois da publicidade

Leia também

Encontro de Jorginho Mello com Gabrielzinho embaralha definição de vice de Topázio

Motivo curioso impede SC de receber mais voos internacionais

FOTOS: Obra faz areia engolir trapiche em praia famosa de Florianópolis