A invasão criminosa promovida por bolsonaristas radicais na tarde deste domingo (8) no Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto merece uma punição exemplar, rápida e rigorosa, nos mesmo moldes do que ocorreu nos Estados Unidos (EUA) após invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

Continua depois da publicidade

Motoristas de SC têm direito lesado nas rodovias pedagiadas de SC

A maneira de como lidarmos com essa barbárie contra a democracia e ao patrimônio público servirá para reforçar o país que seremos no futuro: uma República com instituições fortes ou uma República das Bananas.

O que ocorreu neste domingo em Brasília é incomparável a outros casos, igualmente graves, mas, mesmo assim, de menor dimensão. O país ainda está enfermo, totalmente dividido, mais burro e menos interpretativo. Uma usina de destruição de reputações, distorções de fatos e produção de ódio estão na raiz do problema.

Nos EUA, mais de 950 pessoas foram presas desde a invasão de trumpistas fanáticos ao Capitólio, a sede do Congresso americano. Mais de 284 réus foram acusados de agredir, resistir, impedir oficiais ou funcionários. Até o momento, 351 pessoas foram julgadas pela Justiça e 192 foram condenadas à prisão.

Continua depois da publicidade

O FBI divulgou, na última quarta-feira (4) um balanço após dois anos do episódio. O FBI procura, ainda, mais 350 pessoas.

O Brasil precisa da “resposta Capitólio”: Julgar, garantindo ampla defesa e punir os culpados.
É a resposta necessária para o crime praticado neste domingo e que marcará, com tristeza, a história do Brasil.

Leia mais:

Lula 3 tem desafio de ser tudo ao mesmo tempo

SC dá vexame com praias impróprias para banho no início da temporada