A decisão da prefeitura de Florianópolis de cancelar o show de fogos no réveillon da Beira-Mar Norte tem o respaldo na ciência e é sensata. A informação foi antecipada pela colega Dagmara Spautz. O vírus gosta de gente e a recomendação é evitar aglomerações. Entretanto, apesar de atender às recomendações sanitárias, pode ter efeito inócuo ou, até mesmo, ser um tiro no pé.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Verdade que a maior concentração de pessoas na virada de ano ocorre no show da Beira-Mar Norte. Muitos moradores e, principalmente turistas, se deslocam de seus hotéis, pousadas e meios de hospedagem para o Centro. Sem a festa do Centro, as praias que sempre ficam lotadas, poderão ficar mais abarrotadas de gente ainda.

Quem conhece a cidade sabe muito bem que praias como Ingleses, Canasvieiras e Jurerê, por exemplo, ficam completamente tomadas de moradores e turistas na virada do ano. O cancelamento da festa no Centro pode concentrar mais gente nos balneários.

A sinalização da prefeitura pode passar ao turista uma percepção de responsabilidade por parte do órgão público, o que é positivo. O anúncio desta segunda-feira (19) pode servir também para sensibilizar e conscientizar as pessoas. Não acredito, porém, nessa hipótese.

Continua depois da publicidade

> Balneário Camboriú mantém queima de fogos no Réveillon

Bares e Restaurantes

A Associação de Bares e Restaurantes em Santa Catarina (Abrasel) não acredita que a medida terá efeito negativo.

— O turista vai priorizar destinos seguros nesta temporada. Neste sentido, esta imagem de um local seguro com protocolos mais rígidos pode trazer mais turistas do que o prejuízo do anúncio do cancelamento dos fogos – diz Raphael DabDab, presidente da Abrasel.

> Réveillon cancelado em Florianópolis: Secretário de Turismo diz que prefeitura tem que “dar exemplo”

Hotéis

Já o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes. Bares e Similares da Grande Florianópolis (SHRBS) pensa diferente. Estanislau Bresolin acredita que a medida é precipitada.

Continua depois da publicidade

Veja o que disse Estanislau Bresolin:

Leia também:

Pedestres e agentes da GMF são atacados por abelhas na Ponte Hercílio Luz

Como ver a chuva de meteoros Orionídeas, vindos do Halley, em Santa Catarina

Concursos públicos em SC: confira as vagas em outubro, salários e como se inscrever