A Polícia Civil cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na tarde desta sexta-feira (13) em Nova Trento, no Vale do Rio Tijucas, com o objetivo de encontrar objetos de apologia ao nazismo. O trabalho, realizado pelas delegacias de polícia de São João Batista e Nova Trento, é decorrência do inquérito policial instaurado no início da semana em razão da denúncia de que o Mercado de Pulgas, anexo ao Museu da Cultura Italiana, estava vendendo um busto de Hitler e uma placa com a suástica nazista no final de semana do dia dos pais.
Continua depois da publicidade
>VÍDEO: símbolos de apologia ao nazismo não são casos isolados em SC
A coluna antecipou a informação, com exclusividade, mostrando as fotos dos objetos em exposição no comércio local.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no centro e no bairro Besenello, em Nova Trento. Eles ocorreram em dois estabelecimentos comerciais e em dois endereços residenciais, todos de propriedade do investigado, um homem de 61 (sessenta e um) anos. Entretanto, os objetos não foram encontrados.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
As investigações continuam.
A legislação brasileira estabelece que é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. O artigo aborda discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Leia Mais:
Variante Delta em SC: preocupação maior é com não vacinados
Doria reforça discurso da terceira via: “Não sou esquerda nem direita”
Voto impresso: veja como funciona e entenda a polêmica
Discussão sobre linguagem neutra não é prioridade
Homem é morto após se negar a usar máscara em mercado de Palhoça
Contribuinte tem direito de saber quanto governador e vice de SC gastam com filé mignon