Há fila de espera em Santa Catarina para receber o Bolsa Família. No Brasil, são 494.229 famílias que, apesar de habilitadas para o programa, estão na fila para receber os benefícios. As inscrições ocorrem via prefeituras, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social compila os dados e o gerenciamento é feito pelo Governo Federal. A Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Maria Elisa de Caro, explica que não se sabe o número de pessoas aguardando, mas admite que há fila no estado.

Continua depois da publicidade

Pela última atualização, constata-se também que vem caindo o número de beneficiários no programa em Santa Catarina. Em dezembro de 2018, 122.176 famílias recebiam o Bolsa Família. Em dezembro de 2019 caiu para 106.298 famílias atendidas. O valor transferido no último mês do ano passado aos beneficiários foi de R$ 19.008.002,00. Na média, cada família recebeu R$ 178,82.

O Governo Federal tem atuado para eliminar fraudes. Essa pode estar entre as explicações da queda. Outra razão é a retomada, mesmo que lenta, da geração do emprego- assim muitos que recebiam não se enquadram mais no perfil. Mas, evidentemente, a extrema pobreza é uma realidade e o desafio do governo é garantir orçamento e a concessão do benefício para quem realmente precisa. E isso não pode esperar mais.