O Workshop para discutir a revitalização da Praça XV decidiu pela volta do icônico Bar e Restaurante Miramar, inaugurado em 1928 junto ao trapiche que existia à época no local, e que encerrou suas atividades nos anos 70 com a construção do Aterro da Baía Sul. Na última semana, 70 pessoas participaram das discussões em oficinas coordenadas pelo Laboratório de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (LabChis), da UFSC, FloripAmanhã, CDL, acadêmicos e servidores da prefeitura.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A ideia é a reconexão da praça e a figueira centenária com o mar. A proposta é fazer um grande deck entre o Veleiros da Ilha e a Casan na frente da Passarela Nego Quirido e Centro Sul, tendo o Miramar como principal atração.

Centro passa por revitalização:

Além do bar e restaurante que reunia boêmios, artistas e políticos, a intenção é fazer uma espécie de Puerto Madero, de Buenos Aires, com outros estabelecimentos, artesanato e muita circulação de pessoas.

Continua depois da publicidade

A proposta contempla duas alças que serviriam de passarela para pedestres e ciclistas, uma vindo pela avenida Hercílio Luz e a outra descendo a Arcipreste Paiva. 

O projeto conceitual está em fase de conclusão e será apresentado, depois, à sociedade em redes sociais e eventos.

O assunto foi discutido hoje no Conversas Cruzadas da CBN Floripa, ouça:

Leia Mais:

Jorginho deve ir à posse de Milei na Argentina

A rota da corrupção em Florianópolis

Cidade de SC cobra taxa ambiental, mas tem apenas um quarto da cidade com esgoto tratado