Constrangedor, humilhante e assustador. Sensação de impotência. Essa é a sensação de uma comunidade pacata ou qualquer outra após um traumático assalto como o registrado na manhã desta quarta-feira (4) no município de Vidal Ramos, no Alto Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Duas agências bancárias assaltadas, cordão humano e, agora, a novidade de colocar os reféns de escudo deitados no capô do carro dos marginais. O que mais falta acontecer?
A tática dos marginais é escolher pequenas cidades. Nestes municípios o efetivo é baixo da Polícia Militar. A capacidade de mobilização e resposta é lenta. Os bandidos estão, às vezes, em maior número do que o efetivo da própria polícia na localidade.
O déficit é enorme no efetivo das nossas polícias. Jamais conseguiremos o número ideal. Não teremos nunca um policial em cada esquina- e nem é essa a solução. O caminho é um só: se antecipar aos marginais. Investimento em inteligência, tecnologia, integração e cruzamento de dados. É a polícia que tem que surpreender os marginais, e não o contrário.
Leia as últimas notícias do NSC Total
Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao melhor conteúdo de Santa Catarina e aproveitar os descontos do Clube NSC.
Continua depois da publicidade