O governo de Santa Catarina pediu ao Ministério dos Transportes que as BRs 153, 282, 470 e 480 sejam levadas à concessão. Nesta semana, surgiu a informação de que o Governo Lula 3 irá promover concessões “enxutas e inteligentes“. 

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A informação é do secretário-executivo do Ministério dos Transportes (MT), George Santoro. Ele citou contratos mais curtos e que necessitem menos investimentos por parte da empresa que ficará responsável pela manutenção da estrada.

Veja algumas estradas estaduais em SC

Vários estados já possuem estradas definidas, entretanto, o MT informou que os trechos catarinenses ainda estão em estudo, embora Santa Catarina tenha sido citada como pertencente ao grupo dos estados que receberiam esse formato de concessão. 

Ricardo Grando, secretário-adjunto de Infraestrutura de Santa Catarina (SIE), informou que a ideia do MT é dividir o Estado em três lotes, em um modelo híbrido com BRs e SCs. 

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Neste momento não há interesse do executivo estadual em participar. Grando alega que o valor do pedágio ficaria muito caro.

— O modelo apresentado por eles é de R$0,18 pelo quilômetro rodado. Isso daria um pedágio de R$ 18 para o catarinense rodar por 100 quilômetros. É muito caro. Nós preferimos recuperar as estradas estaduais e, depois, colocar em concessão, mas não agora antes de reformar. Aceitamos, sim, e pedimos isso ao governo federal: que façam as concessões das Brs 153, 282, 470 e 480 — informou Ricardo Grando,  Secretário-adjunto de Infraestrutura de Santa Catarina.

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