O franchising brasileiro comemora resultados positivos alcançados no ano de 2023. Segundo dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro segue em constante expansão e crescimento, sendo responsável por movimentar mais de R$ 240 bilhões, o que representa um acréscimo de 13,8% em seu faturamento de 2023 em relação ao ano de 2022.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
A Região Sul do Brasil teve um crescimento notável no setor de franquias, consolidando-se como um polo atrativo para investimentos nesse modelo de negócio. O faturamento de mais de R$ 41 bilhões em 2023 representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Já em número de unidades de franquia na Região, o crescimento foi de 5% chegando a mais de 34 mil operações.
Avaliando os três estados da região, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar é o que mais possui unidades franqueadas e que mais fatura. Os segmentos de Entretenimento e Lazer, Hotelaria e Turismo, e Alimentação têm destaque no cenário das franquias no Sul com os maiores índices de variação em expansão de operações.
Em faturamento, o Estado do Paraná foi o que mais cresceu, um acréscimo de 14% em 2023, seguido do Rio Grande do Sul com 8,4% e Santa Catarina com 6,7%. Já em expansão, aumentou em 6,2% o número de unidades Catarinenses, com mais de 10 mil pontos, seguido do Paraná com um acréscimo de 4,8% e o Rio Grande do Sul com 4,2%.
Continua depois da publicidade
Além da melhora do quadro macroeconômico (inflação menor, retomada do emprego e PIB positivo), a Associação atribui este desempenho às melhores práticas e aprendizados aprimorados nos últimos anos (tanto em relação a processos, como no relacionamento com consumidores e dentro da rede), à omnicanalidade e à adoção de novos formatos, em um ambiente de atividades e hábitos presenciais (e híbridos) consolidado, com destaque para eventos e a retomada do turismo.
Tendo em vista a expansão do volume de unidades e de redes, o setor de franquias segue empregando diretamente mais pessoas. De acordo com o balanço do franchising em 2023, o número de trabalhadores diretos subiu de 1.589.276 para 1.701.726, um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior. O levantamento também aponta que cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos. No Sul, tivemos um crescimento de 6,5%, o que representa cerca de 300 mil empregos em toda a Região.
Dentre os estados que mais empregaram, destaque para Santa Catarina com mais 7,7% de empregos formais em franquias.
Segundo o diretor da Regional Sul, Andre Belz, os empreendedores locais e investidores têm identificado o potencial do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, contribuindo assim para o crescimento do setor e da economia local.
Continua depois da publicidade
— O crescimento considerável de franquias na Região Sul é um reflexo do nosso ambiente favorável aos negócios e da demanda crescente por produtos e serviços de qualidade. Temos muitas oportunidades para os investimentos em franquias no Sul, em todos os segmentos, para todos os bolsos e perfis de empreendedores — afirma o executivo.