As cidades catarinenses com maior potencial de receber voos regionais são Caçador, Joaçaba, Blumenau, São Miguel do Oeste. Por questões mercadológicas, duas destas quatro cidades deverão receber voos comerciais. A informação vem de fontes ligadas ao governo e à aviação civil. A intenção do Governo de Santa Catarina é viabilizar estas rotas ainda em 2024. 

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

O assunto foi tratado nesta quarta-feira (20) em reunião com representantes da Facisc e das associações empresariais de Jaguaruna, Criciúma, Caçador, Rio Negrinho, Canoinhas, Lages, Correia Pinto, Joaçaba, Dionísio Cerqueira e o  secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SC), Beto Martins.

Aeroportos de SC têm potencial para novos voos

— Todos os aeroportos são essenciais para que Santa Catarina tenha ainda mais competitividade e neste momento selecionamos alguns para discutir com o secretário —  afirmou o presidente da Facisc, Elson Otto.

Continua depois da publicidade

Os presidentes das associações foram convidados pelo secretário para participar de reunião com a companhia aérea Azul para deliberar sobre questões mercadológicas de cada um dos aeroportos. 

Há em Santa Catarina um programa de incentivo fiscal para a aviação. Quanto mais voos, linhas e aeroportos utilizados, menor a alíquota do imposto. 

Atualmente, há voos comerciais em Jaguaruna (Azul e Latam) e Correia Pinto (Azul).

Em Caçador, Lages e Joaçaba as operações são de aeronaves particulares e oficiais. Em Dionísio Cerqueira e São Joaquim há plano de reabertura de uso geral (particulares e oficiais) e Rio Negrinho também foi incluído no Programa Aeroviário de Santa Catarina. (Paesc).

Leia Mais

Mobilização de fiscais federais traz grave prejuízo a SC e indústria é obrigada a parar

Pediatras somem dos postos de saúde e pacientes sobrecarregam hospitais