Um projeto de lei (PL) que estimula a doação de cabelo foi aprovado nesta quarta-feira (7) na Câmara de Vereadores de São José, na Grande Florianópolis. O PL institui o Programa de Incentivo à Doação de Cabelos Para Pessoas em Tratamento de Câncer – DOE Esperança. A ideia é “ajudar a viver melhor e ter autoestima novamente”, afirma a autora, vereadora Alini Castro (MDB).

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

“O objetivo é fazer com que possamos melhorar a qualidade de vida principalmente daqueles que estão em tratamento de saúde”, justificou a parlamentar.

A matéria já foi aprovada em duas discussões e segue para sanção do prefeito Orvino Coelho de Ávila.

De acordo com o texto do PL, o programa poderá ser desenvolvido e difundido pelas entidades representativas, ONGs e demais colaboradores no município, por meio de ações, eventos, projetos, divulgações e atividades voltadas à conscientização sobre a importância da doação de cabelo para confecção de perucas e para os portadores da doença.

Continua depois da publicidade

O relator do projeto, vereador Alexandre Cidade (MDB), acredita que a doação é capaz de auxiliar no combate ao câncer. “É um agente motivacional para que a pessoa continue acreditando no seu tratamento, pois os fatores psicológicos são importantes para a cura da doença”, ressaltou, destacando ter sido procurado por um amigo que deseja doar o cabelo.

Leia Mais:

Deputados entram na Justiça para que Bolsonaro devolva dinheiro gasto nas férias em SC

Novo ciclone em SC gera alerta a pescadores e ondas de dois metros

Santa Catarina ignora vacinação de presos do grupo de risco da Covid-19