O Conselho Universitário da UFSC (Cun) quer explicações da Reitoria sobre os planos para garantir mais segurança à comunidade acadêmica. Uma reunião extraordinária para tratar o tema está marcada para esta terça-feira (14). No dia quatro de outubro um aluno foi vítima de sequestro-relâmpago.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No dia 18 de outubro, a coluna informou que a UFSC irá reforçar a segurança da comunidade acadêmica com grades de ferro e mais guaritas no entorno do campus.  O assunto gerou inquietação em parte da comunidade acadêmica.

Campus da UFSC terá reforço da segurança com grades e guaritas:

No ofício encaminhado ao Reitor Prof. Irineu Manoel de Souza, os conselheiros do Cun citam a “urgência” para a convocação extraordinária e “a gravidade e premência de ampla discussão, análise e entendimento por esse Conselho Universitário em relação aos problemas de segurança e infraestrutura da Universidade Federal de Santa Catarina”. Em relação ao projeto de cercamento da universidade, fala em “soluções controversas como o muramento do Campus – Trindade”.

Continua depois da publicidade

Confira a nota:

Nós, conselheiros do Egrégio Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de nossas atribuições, Considerando que o CUn tem por função primeva se constituir enquanto”(…) órgão supremo de deliberação em matéria de administração e política universitária” conforme artigo primeiro de seu Regimento Interno; Considerando que o art.7 § 2º do Regimento Interno do CUn reza que “As reuniões extraordinárias serão convocadas em qualquer tempo, sempre que houver urgência”;

Considerando as prerrogativas dispostas no Art. 8º do Regimento Interno do CUn; Considerando a gravidade e premência de ampla discussão, análise e entendimento por esse Conselho Universitário em relação aos problemas de segurança e infraestrutura da Universidade Federal de Santa Catarina, conforme amplamente debatido, oficializado nos canais oficiais das Direções com a Administração Central, e divulgado pela imprensa;

Considerando a veiculação na imprensa de soluções controversas como o muramento do Campus – Trindade; Considerando que o tema é extenso, profundo, e com necessidade de tempo para discussão e elaboração de encaminhamentos, entendendo a importância haver uma reunião específica com este ponto de pauta e evitando causar atrasos no andamento da programação de pauta da reunião ordinária de novembro; Solicitamos convocação de Reunião Extraordinária para dia 14/11/2023, as 14 horas, tendo como pauta única com os seguintes pontos:

“Infraestrutura da UFSC: discussão dos contratos e compras realizados em 2023; planejamento de contratos, compras e projetos/obras para 2024” e “Segurança da UFSC: esclarecimentos sobre incidentes, contratos de segurança pública e patrimonial e problemas infra estruturais que tornam o campus inseguro”.

Continua depois da publicidade

Ainda solicitamos a convocação dos seguintes membros da administração central para esclarecimentos que se fizerem necessários ao CUn: Helio Rodak de Quadros Junior – Prefeito Universitário, Vilmar Michereff Junior – Pró-reitor de 2 Administração (Proad), Leandro Luiz de Olivera – Secretaria de Segurança Institucional, e Andrea Cristina Trierweiller – Secretaria de Planejamento e Orçamento.

Florianópolis, 07 de novembro de 2023

Leia Mais:

A lei que vai mudar a cara do Centro de Florianópolis

Mapa de 136 cidades de SC vai mudar e lista tem de grandes a pacatos municípios