O Governo de Santa Catarina irá procurar o Ministério da Fazenda (MF) para iniciar tratativas para abater a doação de R$ 450 milhões para o Dnit na dívida que o Estado tem com a União. A informação foi divulgada à coluna pelo secretário da Fazenda, Paulo Eli. Uma emenda do deputado estadual Silvio Dreveck (PP) ao projeto aprovado na Alesc que permite a doação aponta que o governo não “envide esforços” para buscar o MF para abater o valor da dívida com o tesouro nacional.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
“Nós iremos oficiar o MInistério da Fazenda, procurar o ministro Paulo Guedes e buscar essa negociação”. afirma Eli.
Atualmente, a dívida de Santa Catarina com a União é de R$ 10 bilhões. Entre maio e dezembro do ano passado as prestações não foram pagas – este foi um alívio dado pela lei de ajuda aos Estados e municípios no enfrentamento da pandemia.
Embora o governo catarinense tem aumentado, e com recursos próprios, os investimentos em rodovias estaduais, a doação de verbas para obras de responsabilidade federal tem recebido críticas e não é unanimidade.
Continua depois da publicidade
Ele argumenta que é preciso melhorar a infraestrutura logística e que esse valor acaba se pagando.
“É uma necessidade fiscal. Para cada real que investimentos em infraestrutura para escoamento da produção, isso acaba se pagando em até dois ou três anos na arrecadação”.
Leia Mais:
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
SC é desprestigiada por Brasília na distribuição de verbas; veja números
Precatórios: institucionalização do calote no Brasil e em SC
O impacto do novo piso salarial dos professores em SC
Inverno 2021: será que vem mais frio pela frente em Santa Catarina?