O Cine Teatro Manoel Cruz, em Tijucas, vai completar 94 anos na próxima sexta-feira (24), mas não há motivo para celebrar. O prédio, tombado pelo governo do Estado, agoniza e corre risco de desabar. A prefeitura de Tijucas diz que nada pode fazer pois trata-se de um imóvel particular.

Continua depois da publicidade

A secretária Municipal de Cultura, Juventude e Turismo, Paula Regina da Silva, explica que a falta de acordo entre os herdeiros dificulta a restauração do imóvel.

– Quase houve um acordo para a restauração. O governo daria o projeto e buscaríamos uma empresa para fazer a obra. Mas, na última hora, um dos herdeiros não aceitou o acordo e nada aconteceu- explica a secretária.

São seis herdeiros do imóvel. Sem acordo, até uma estaca que seria colocada pela prefeitura para impedir que a parede caia não foi instalada. Precisa de autorização.

Cultural

Continua depois da publicidade

Algo muito comum no Brasil é o descaso e abandono pelo particulares de imóveis que são tombados. Muitos esperam que o imóvel desmorone ou não tenha mais recuperação para , aí sim, vender o terreno ou construir como o objetivo de faturar.

É um retrato do tratamento que é dado à cultura no Brasil. Não apenas pelos governos, mas por parte de sua população também.