Florianópolis é uma cidade mágica, com qualidade de vida acima da média se compararmos com as demais capitais brasileiras, com indicadores de saúde, educação e renda superiores. Este último, é verdade, puxado pelo serviço público, o que torna o dado distorcido pela concentração de renda e melhores salários.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
O nosso maior valor é a natureza exuberante inserida em um ecossistema frágil com dunas, restingas, mangues, mar e lagoas. É isso que atrai milhares de turistas no verão, garantindo emprego e renda tão importantes.
Um amigo me fez uma provocação interessante. Ele me perguntou: qual é o sonho de Florianópolis? Ele disse que atualmente a cidade não tem nenhum sonho ou projeto grandioso e que isso é fundamental. Precisa pensar grande, afirma ele. Pensar grande não representa crescer de qualquer forma, muito pelo contrário. Diz ele que a cidade necessita de um planejamento estratégico e mirar em algo maior em busca de se tornar referência e garantir investimentos.
Dos nossos maiores desafios, talvez o mais sensível à população seja a mobilidade urbana. O ônibus rápido (BRT) e os corredores exclusivos ao transporte coletivo, ambos prometidos, não vieram. O saneamento básico ainda é uma lástima, com pequenos avanços, mas estamos distantes ainda da universalização. O crescimento desordenado é um empecilho para um planejamento estratégico da cidade. A construção formal encontra todo e qualquer tipo de dificuldade e burocracia, já as edificações sem autorização avançam. É preciso ter um programa de moradia popular que atenda a demanda. Ele não existe atualmente.
Continua depois da publicidade
Existem várias Florianópolis dentro dela. Há a que gasta R$ 20 mil numa balada com espumante cara e a que faz fila aos sábados para pegar os restos de frutas e verduras do Direto do Campo que não servem mais para venda.
Que tal, para ficarmos mais próximos de uma realidade nossa, copiarmos o que fez a Colômbia? Priorizou a oferta de serviços nas comunidades mais carentes: escolas de qualidade, lazer, transporte eficiente, cultura e oportunidades que tragam inclusão social.
Voltando ao sonho. Qual é o sonho de Florianópolis para o futuro? Ter o melhor sistema de transporte do Brasil? Garantir 100% de saneamento básico na cidade? Aumentar a renda dos mais pobres e oferecer educação em tempo integral a todos? Sim, mas além do que é essencial, o que mais? Algo como sermos um ator internacional no ecossistema de tecnologia e inovação, atrair players globais e mais investimentos?E para você, qual o seu sonho para Florianópolis ? Parabéns Florianópolis pelos seus 348 anos.
Leia Mais:
Médica que aplicou nebulização de cloroquina em pacientes em UTI será investigada
Rio de Janeiro decreta feriados antecipados para conter Covid; veja regras
Governo de SC suspende cirurgias eletivas em hospitais privados