Em Israel, o Instituto Volcani, responsável pela pesquisa agrícola, tem a função de encontrar soluções aos problemas dos agricultores e atender ao mercado em busca de lucro.

Continua depois da publicidade

– O agricultor é uma fábrica, tem que dar lucro- afirma o engenheiro cientista da instituição, Beni Lew.

O israelense apresentou aos catarinenses, em missão liderada pela Fiesc, o importante papel do Volcani para abastecer a população do país, sem depender de ninguém, e, ainda, faturar com exportação de tecnologia fruto de pesquisas.

Os agricultores dizem quais os problemas e o instituto busca as soluções. As pesquisas ocorrem em parceria com seis universidade. Há financiamento público e privado.

Beni explicou que, ao contrário do Brasil, o agricultor planta aquilo que o mercado quer, aquilo que vai dar lucro. Ele muda de cultura de acordo com a demanda do mercado.

Continua depois da publicidade

Pão do McDonald´s

O Volcani desenvolve, em média, 100 produtos por ano. Há pesquisa para desenvolver a técnica na produção do trigo de forma que o pão utilizado pela rede mundial de fast food McDonald´s seja igual e com o mesmo sabor em todo o mundo. O pimentão plantado no deserto é exportado, a técnica para produzir a uva do vinho californiano é israelense. Há, ainda, pesquisa para produzir a manga sem fiapo. Recentemente, o Volcani desenvolveu um saco plástico que regula a temperatura no transporte de frutas e hortaliças, reduzindo perdas. O plástico controla, ainda, os gases que interferem no envelhecimento do produto. Para aumentar a produtividade, as plantas tem sensores que informam se elas estão bem irrigadas e demais indicadores que auxiliam para aumentar a produtividade.

Vaca que dá mais leite

A vaca israelense é a que mais dá leite no mundo. Enquanto que a média mundial fica entre 8 e 10 mil litros/ano, a israelense produz 13 mil litros/ano.

Sem herbicida, há fome no mundo

– Não existiria comida suficiente no mundo para matar a fome da população sem herbicida e inseticida- explica o cientista. Entretanto, o Instituto pesquisa, e muito, técnicas para reduzir o uso de defensivos agrícolas. A lei local determina que cinco dias antes da colheita não pode colocar mais produto químico. Há quem aumente esse prazo com técnicas modernas e isso traz valor de mercado. O controle é feito pelo supermercado.

Irrigação por gotejamento

A técnica de irrigação por gotejamento é israelense. Investir em pesquisa foi a forma de encontrar a maneira de plantar no meio do deserto. A necessidade fez com que se achasse uma solução. A área com mais chuva no país atinge, no máximo, 500 milímetros/ ano.

Continua depois da publicidade

Pra nós, onde consideramos que chove muito, vocês brasileiros chamam de caatinga
Beni Lew, pesquisador israelense

O governo não interfere na empresa responsável pela política e operação de abastecimento de água no país. Há um planejamento técnico de médio e longo prazos, definido por técnicos.

Transgênicos

O país não permite produção de transgênicos. Mas o Volcani faz pesquisa na área pensando em outros mercados.

Web Summit

Nesta segunda-feira, já em Portugal, a missão liderada pela Fiesc busca parcerias acadêmicas e participa, junto com Sebrae, Acif e Acate, do lançamento Floripa Conecta 2020.

Renato Igor viajou a convite da Fiesc.