A Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) celebra 109 anos nesta quarta-feira (15) com uma marca histórica: ultrapassou o número de cinco mil sócios. O aniversário será comemorado em um evento com entrada gratuita no CIC. 

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A entidade, convida, entretanto, os participantes a contribuir com 2 kg de alimentos não perecíveis, destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O velejador manezinho Bruno Fontes, confirmado na Olimpíada de Paris 2024, fará a palestra “A Vida é um Desafio”.

A coluna conversou com o presidente da Acif, Célio Bernardi, sobre os desafios da entidade e de Florianópolis, confira:

A que o senhor atribui essa marca histórica de mais de 5 mil associados?

Continua depois da publicidade

Alcançamos uma marca realmente extraordinária ao ultrapassar as 5.000 empresas vinculadas à ACIF e, sem dúvida, a gente atribui isso a um histórico. Primeiro, as grandes lideranças que passaram à frente da ACIF em seu quadro histórico. Acho que isso é super importante e relevante, a gente trazer para esse momento que não se trata apenas de uma gestão. Mas, de fato, nesse 1 ano a gente conseguiu efetivamente ter um grande crescimento da nossa entidade e, sem dúvida, não atribuímos isso a um presidente, uma presidência, mas tem um conjunto de fatores que fazem com que a gente tenha uma entidade, da porta para dentro, com boa gestão, gestão transparente, gestão à vista e baseada em dados, focada no cliente e com foco no resultado. 

É um conjunto de fatores, de voluntários de extrema qualificação, colaboradores apaixonados pelo nosso propósito e que também recebem qualificação constante para esse desempenho, uma liderança interna que faz com que a gente tenha a possibilidade de engajar o nosso quadro de quase 70 colaboradores em um foco de se realmente buscar um resultado que principalmente consiga trazer a melhoria do ambiente de negócio, trazer o desenvolvimento da nossa cidade através de bons projetos e a ACIF é essa força de prosperidade, que faz com que a gente ao longo desse período consiga principalmente apresentar uma proposta de valor para os empresários, para que eles façam parte de um quadro da associativo de uma associação que tem governança, que tem estrutura, que dá transparência nos seus processos e na forma da aplicação do seu recurso ao longo do ano e do seu planejamento.

A Acif tem participado cada vez mais das discussões sobre os desafios da cidade e se posicionado sobre isso. Qual o maior desafio hoje do empreendedor da capital ?

Os desafios de empreender estão presentes no cotidiano desde o início dessa jornada e na vontade de criar um negócio para oferecer um produto ou serviço a alguém. A ACIF atua como uma grande facilitadora, não é? A casa do empresário, ela possui esse aspecto de ao integrar-se ao seu quadro associativo e reunir uma quantidade considerável de pessoas engajadas no associativismo. Sem dúvida, isso proporciona uma facilitação maior para quem está empreendendo.

Continua depois da publicidade

 Porque a ACIF em sua organização trabalha para que o empreendedor possa prosperar e, com isso, realiza inúmeras ações de capacitação, relacionamento, networking, geração de negócios e oportunidades, criação de plataformas para que o associado possa se beneficiar. 

E além disso, sem dúvida, há a parte de representação onde institucionalmente a ACIF vai se focar principalmente na defesa do empreendedorismo perante os poderes públicos, para que aqui em nossa Ilha, o empreendedor seja melhor acolhido, em relação a esse ambiente que é tão hostil, e nós temos a oportunidade de que aquele empreendedor, mesmo pequeno, possa crescer nesse ambiente, empregar novas pessoas e fazer com que a economia gire. Então, a ACIF possui esse aspecto de potencial de entrega para a melhoria da performance, principalmente desse empreendedor que está iniciando sua jornada.

Leia Mais

Lagoa da Conceição tem mais de 2 mil imóveis na mira para demolição