O contribuinte de Florianópolis que deseja pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) está tendo que esperar no mínimo 20 dias para fazê-lo. É isso mesmo! O cidadão tem o dinheiro, quer pagar e não consegue. A coluna conversou com um morador que prefere não se identificar e que enfrenta essa situação. A prefeitura confirma o problema.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O epicentro de uma boa gestão se inicia na arrecadação e no ambiente de negócios. O dinheiro não nasce em árvore, ao contrário do que pensam muitos. E é através dos tributos arrecadados na atividade econômica que são entregues serviços como saúde e educação, por exemplo.
Facilitar a vida do empreendedor e criar um ecossistema amigável ao empreendedorismo representa aumentar as chances de termos boas escolas e postos de saúde que funcionem bem.
É inadmissível que um cidadão queira pagar um tributo e não consiga por ineficiência da gestão municipal. Na prática, significa travar a roda da economia. No caso específico (ITBI), agilizar o pagamento do imposto representa movimentar inúmeras atividades no ramo imobiliário: moveleiro, casa e construção, escritórios de arquitetura e trabalhadores.
Continua depois da publicidade
Prefeitura
A Prefeitura informa que está treinando uma nova equipe para atendimento das demandas de ITBI porque alguns analistas saíram da operação. Além disso, uma nova escala dos profissionais está sendo organizada para dar maior vazão aos processos.
Leia mais:
Passagem Florianópolis/São Paulo por R$ 8 marca a retomada do turismo rodoviário
Precariedade na contratação e baixa remuneração afastam pediatras de hospitais de SC
O bizarro caso da estação de esgoto que não tem ponto de despejo em Florianópolis