A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) quer melhorar a percepção de risco na população em momentos de enchentes, por exemplo, para conter as “mortes evitáveis”. No entendimento do Coronel Laureano, Diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil, muitas mortes ocorrem pois as pessoas se arriscam.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
— Um senhor morreu na última pessoa dentro de um carro, pois tentou atravessar uma via alagada em Ipira, no Meio-Oeste. Nós temos muitos casos assim de pessoas que tentam em situações de enchentes atravessar rios e vias alagadas a cavalo, bicicleta e moto e, infelizmente, acabam morrendo. Nós temos uma boa percepção de risco em alguma regiões, mas em outras é preciso melhorar — disse o militar.
Estragos da chuva em Santa Catarina
O representante da SDC entende que é preciso capacitar a população e as defesas civis municipais, o morador precisa entender os riscos de sua localidade e se antecipar aos alertas. Além disso, ele salienta o trabalho de educação que é feitos nas escolas e com o técnicos dos municípios.
Continua depois da publicidade
Ouça a entrevista
Leia Mais
Empresa de Biguaçu completa 10 anos e quer chegar a 100 lojas
Os bons exemplos de Florianópolis para a Lagoa da Conceição voltar a brilhar
Demolição de 200 imóveis na Lagoa da Conceição causa apreensão