Hoje é o Dia de Doar, um movimento global de doação com impacto local. A ideia nasceu na organização nova-iorquina 92Y e o movimento ocorre em mais de 190 países.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Aqui em Santa Catarina, o Observatório Social do Brasil (OSB-SC) participa do ato e espera doações dos cidadãos para ter condições de continuar a fiscalizar a boa aplicação do recurso público.
Os Observatórios Sociais (OSs) são organizações da sociedade civil organizada formadas por profissionais liberais voluntários que analisam contratos, editais em busca da eficiência e excelência na administração pública. A experiência recente mostra que, onde há OSs bem estruturados e atuantes, há um melhor uso do dinheiro do contribuinte.
Neste sentido, sobram mais recursos para que a sociedade cobre do governante a aplicação de verbas em políticas sociais em saúde, educação e moradia, por exemplo. Essa é a doação que pode fazer, de verdade e de forma sustentada, a diferença na vida das comunidades.
Continua depois da publicidade
Se a ideia é ajudar, por exemplo, os mais carentes e moradores em situação de rua, é mais eficiente ter um OS atuante e que cobre a aplicação de recursos em programas assistenciais do que fazer a doação direta na rua.
Leia mais:
Fisioterapeutas poderão diagnosticar e indicar tratamento; entenda
O “braço do Agro” que apoia Lula e defende criação de ministério
Site clonado é alerta para golpe do aluguel de temporada em SC
Jogatina on-line na Copa revela que Brasil perde bilhões em impostos