A corrupção venceu no Brasil. A Lava Jato foi enterrada. A roubalheira que foi confirmada e condenada em várias instâncias do Poder Judiciário, agora está tendo as sentenças anuladas e prescritas. 

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Na última semana tivemos a extinção da ação contra José Dirceu no STF. Ele havia sido condenado por corrupção passiva, o colegiado entendeu o crime como prescrito e o processo foi encerrado. Além disso, o ministro Dias Tofolli anulou as decisões contra o empresário Marcelo Odebrecht.

Qual a mensagem que é passada à sociedade quando a maior operação de investigação da história do país e que escancarou a corrupção estruturada no âmbito da Petrobras termina em uma redonda pizza? Crimes foram confessados, dinheiro devolvido, empresários e políticos foram para a cadeia. Havia ali uma esperança de mudança no país que até então só colocava no xadrez pobres e pretos.

Curioso que empresas que confessaram o pagamento de propina têm as condenações e acordos mantidos pela Justiça do exterior e aqui há quem acredite, falsamente, que tudo não passou de ficção científica. 

Continua depois da publicidade

A brilhante jornalista de O Globo, Malu Gaspar, escreveu em 2020 o livro A Organização – A Odebrecht e o Esquema de Corrupção que Chocou o Mundo. Trata-se de um trabalho impecável de apuração jornalística e reportagem. Hoje, com o plano de reescrever a história e destruir os fatos, a obra poderia ser classificada como Romance Histórico, segundo os militantes diplomados. 

O então juiz Sergio Moro foi, sim, parcial. Entretanto, não é razoável o que ocorreu depois. A Lava Jato não foi um trabalho de um juiz e um procurador. Envolveu centenas de agentes, investigadores, procuradores, delegados e policiais. Um trabalho que foi confirmado em várias instâncias. Não era mais razoável punir de alguma forma Moro e manter as condenações de crimes plenamente comprovados?

No dia 11 de abril escrevi que a “Absolvição de Sergio Moro serve de verniz para afastar a tese de revanchismo”. Acertei.

Na terça-feira (21), Moro foi absolvido pelo TSE.

Com os fatos da semana  (Dirceu, Odebrecht), a cassação de Moro seria “muita coisa”. 

Continua depois da publicidade

Assim, dá um ar de normalidade.

O Brasil é um deboche !

“As instituições estão funcionando” é uma frase que representa muita coisa.

Leia Mais

Terreno em área nobre de Florianópolis vai a leilão pela metade do preço

Os carros e motos mais procurados em SC

Bairro “sensação” de Florianópolis registra a maior queda de valorização de imóveis