Se há um lugar onde turistas idosos se divertem em Santa Catarina e tem uma concentração desse público chama-se Gravatal, no Sul catarinense. Com suas águas termais que promovem cura e bem-estar, a cidade recebe milhares de visitantes da “melhor idade”, em sua maioria catarinenses e gaúchos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Além das termas, hotéis com banheiras e piscinas em águas que podem ser frequentados no inverno e verão, há uma vasta programação de recreação voltada à terceira idade, lojinhas com fartura e qualidade em roupas, pijamas e artesanato, ruas com calçadas padronizadas, jardins floridos e segurança. É a “Disney” dos idosos.
Fotos mostram Termas do Gravatal, no Sul Catarinense
Gravatal tem um manancial de águas termominerais que brotam naturalmente da fonte a uma temperatura de 36°C.
Continua depois da publicidade
Com isso, tornou-se a Cidade das Águas, cidade turística que recebe em média 400 mil visitantes por ano, mantém mais de 1.600 leitos para hospedagem e tem 70% de ocupação durante os 365 dias do ano.
Em 2023, o turismo representou cerca de 25% do PIB do município dentro do setor de serviços, segundo dados da Secretaria de Administração da Prefeitura de Gravatal.
Conhecida como a Capital Catarinense das Águas Termominerais, Gravatal foi reconhecida por dois anos consecutivos (2017 e 2018) por ter a 3ª melhor água mineral do mundo.
Em julho de 2023, passou a fazer parte da Rota Turística das Águas Termais, que conta com um circuito de sete cidades catarinenses que tem como base do turismo pelo recurso natural, através de um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa.
Continua depois da publicidade
Leia Mais
Região de SC pode ser novo eldorado com reativação de aeroporto após décadas
Florianópolis: especialistas alertam para urgência de construções sustentáveis
Gigante do varejo em SC cresce mais de 10% e busca marca de R$ 1 bi de faturamento