Os frequentes furtos de fios e cabos nas cidades brasileiras podem comprometer a qualidade e estabilidade da rede 5G no Brasil, prometida para julho. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), Luciano Stutz. Segundo ele, trata-se de uma “preocupação” pois o sistema é muito dependente da estrutura de fibra óptica.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Ouça a entrevista:
Rede Neutra
O advogado Karlo Koiti Kawamura alerta para a necessidade de estarmos atentos em relação à chegada da tecnologia 5G, em julho deste ano, e a importância da rede neutra de internet (RNI). A RNI é entendida como um modelo de infraestrutura compartilhada, na qual se permite que uma empresa preste o serviço de telecomunicações (fixa ou móvel) para operadoras ou provedores de internet que, por sua vez, oferecem seus serviços aos clientes finais.
Continua depois da publicidade
“Pode-se dizer que a rede neutra é semelhante a um modelo de aluguel de infraestrutura, como por exemplo, a rede de fibra óptica que permite o tráfego de dados com altíssima velocidade. Nesse caso, uma empresa fornece este tipo de conexão até o poste ou até a casa do cliente”.
A tecnologia 5G vai demandar um grande fluxo de dados em alta velocidade, e para funcionar na agilidade que se espera será necessário uma rede sólida de fibra óptica que sustente todo este tráfego. Seria como você ter um carro superpotente nas mãos prestes a usar uma estrada que talvez não esteja preparada. Para poder utilizar tudo que esse carro oferece, uma excelente estrada é vital.
Em conversa com a coluna, Kawamura explica que “precisamos estar atentos e aguardar como serão as dinâmicas dos envolvidos e do Governo nas questões anticoncorrenciais, de proteção de dados, de remuneração do investimento, de incentivo ao aporte de capitais, de tributação, regulatórias e legislativas”.
Leia Mais:
Justiça decide pela volta da cobrança do desconto de 14% de aposentados de SC
“Uber manezinho” promete ser mais barato e dar maior rentabilidade ao motorista
Acordo de leniência milionário cita 13 empresas e 20 agentes envolvidos com corrupção em SC