O início do trabalho da nova comissão técnica de Portugal, que assumiu no começo deste ano, foi prejudicado por um problema inesperado. O levantador Nuno Pinheiro – que, apesar dos 21 anos, é considerado experiente -, quebrou um dedo da mão esquerda. Ele deverá estar na quadra contra o Brasil, mas segundo o técnico Chico dos Santos ainda está longe do ideal.
Continua depois da publicidade
– Depois que quebrou o dedo, nosso levantador ficou um mês sem treinar. Tive de usar o Pedro Sousa, que ainda é juvenil (tem 18 anos) e é reserva no seu clube. O Pinheiro vai jogar contra o Brasil, mas só está podendo bloquear com uma mão – contou Chico.
Sem Pinheiro na quadra, os portugueses perderam os dois primeiros jogos contra a Finlândia, fora de casa, ambos por 3 sets a 0. Já com o levantador titular de volta, em Matosinhos, a equipe venceu um jogo contra os finlandeses por 3 sets a 2 e perdeu o outro pelo mesmo placar.
Para Chico, os jogadores de Portugal demonstram muita vontade, mas ainda lhes falta a técnica do brasileiro:
– Eles são jovens e entusiasmados. A diferença em relação ao Brasil é o nível técnico. Acredito que possamos chegar no ponto ideal, mas é um trabalho que requer tempo – declarou.
Continua depois da publicidade
Outro brasileiro trabalha na comissão técnica de Portugal. É o preparador-físico Renato Bacchi, que até junho estava na seleção brasileira de Novos.