A capital chinesa deu a partida para a construção de uma nova linha de metrô, ligando o centro da cidade com o aeroporto, informou hoje a agência estatal Xinhua.

Continua depois da publicidade

A construção deve terminar em abril de 2008, a tempo de receber os turistas esperados em Pequim durante os Jogos Olímpicos, marcados para agosto, informou a Beijing Subway Corporation, administradora da rede de metrô.

O aeroporto internacional de Pequim fica no nordeste da cidade, a cerca de 25 quilômetros da praça de Praça da Paz Celestial, seu centro histórico. Atualmente, para chegar a ele é preciso pegar um táxi ou um dos ônibus especiais que vão do aeroporto a diversos pontos da cidade.

A China está numa corrida contra o relógio para transformar os Jogos de Pequim 2008 nos melhores da história. Mas a febre urbanizadora da capital está cobrando seu preço. Grande parte do centro histórico foi já derrubada para a construção de novos edifícios.

Em junho, surgiu a notícia de que os operários que trabalham na construção do metrô chinês estavam em condições de semi-escravidão, e sem receber seus salários durante quase um ano.

Continua depois da publicidade