Depois de ser proibido de competir na França e de cair da primeira para a décima posição no ranking, Neco Padaratz volta a disputar uma etapa do WQS, a divisão de acesso mundial. A janela de espera do cinco estrelas de Ericeira, em Portugal, começa nesta terça-feira com a participação de outros 40 brasileiros. As informações são do globoesporte.com.
Continua depois da publicidade
Neco tenta se manter entre os 15 primeiros, zona que classifica ao WCT, a divisão de elite, do próximo ano. A vaga parecia certa, mas a ausência do surfista nas duas últimas etapas, em Lacanau, e em Hossegor, o fez despencar no ranking. Ele não pôde competir porque as leis francesas sobre doping são diferentes do regulamento da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP).
Neco só vai estrear na terceira fase (de 96 surfistas). Dirlei Coutinho, Pedro Henrique, Victor Ribas, Bernardo Miranda, Danilo Costa, Rodrigo Dornelles, Heitor Alves, Yuri Sodré, Leonardo Neves, Jihad Kohdr, Adriano de Souza, Marcelo Trekinho e Marcondes Rocha também são cabeças-de-chave.
No domingo, Tinguinha Lima venceu as triagens e se classificou para a primeira fase da competição portuguesa. Os outros brasileiros que estrearão na rodada com 192 surfistas são André Silva, Daniel Hardman, William Cardoso, Marcos Pastro, Hizunomê Bettero, Leandro Bastos, João Gutemberg, Jean da Silva, Davi de Jesus, Diego Rosa, Júnior Faria, Beto Fernandes, Gustavo Fernandes, Robson Santos, Heitor Pereira e Anselmo Correia.
Já Pablo Paulino, James Santos, Bruno Santos, Simão Romão, Renato Galvão, Tânio Barreto, Dunga Neto, Marcelo Nunes, Jano Belo e Guilherme Herdy estão pré-classificado para a segunda fase, com 144.
Continua depois da publicidade