A cidade de Madri se tornou nesta quinta-feira a primeira candidata a sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O lançamento da campanha aconteceu após reunião de membros da prefeitura com integrantes do Comitê Olímpico Espanhol.

Continua depois da publicidade

O projeto foi enviado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e recebeu sinal verde. O lançamento vem exatamente um ano após Madri perder a disputa para receber os Jogos de 2012. Na ocasião, a escolhida foi Londres, que superou Paris em decisão apertada.

Para a nova empreitada, o projeto da cidade espanhola é ainda mais ousado e destaca apoio maciço da população. Para isso, promete melhorias em diversos setores da cidade, construções de complexos esportivos modernos e inclusão social de áreas deterioradas, mesmo mote de Londres na campanha para 2012.

No discurso de homologação da campanha, o prefeito da capital espanhola Alberto Ruiz-Gallardón agradeceu o apoio de partidos da oposição e pediu apoio aos envolvidos.

– O sonho olímpico começa agora. Precisamos de unidade entre os grupos para que o projeto possa caminhar.

Continua depois da publicidade

Após receber o projeto, o presidente do COI encerrou especulações de que a cidade não teria chance e prometeu disputa justa. Segundo os comentários, a regra de rotação de continentes promovida pelo Comitê Olímpico Internacional inviabilizaria a opção por Madri. Neste caso, a Europa estaria fora de 2016 justamente por causa da escolha de Londres para os Jogos anteriores.