Um dos líderes da seleção brasileira masculina de vôlei, o meio-de-rede Gustavo Endres se apresenta ao time nacional no próximo dia 7 de agosto. Mesmo convocado para a Liga Mundial, o atleta foi dispensado dos primeiros jogos da competições porque sua esposa, Raquel, estava se tratando de Linfoma de Hodgkin.
Continua depois da publicidade
A doença é um tipo de câncer que atinge o sistema linfático, um conjunto composto por órgãos, tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo. Diagnosticada em abril, Raquel soube na última quarta que estava curada.
– O médico viu os resultados e descobriu que só há um nódulo normal, de apenas 1cm, e por isso, não deve ser levado em conta. O médico me disse que não preciso me preocupar com isso. Tudo que tinha lá sumiu. Está tudo limpo – comentou Raquel, que já fez sete das oito sessões de quimioterapia indicada pelos médicos.
Ela, que tem um filho de seis e outro de três anos com Gustavo, fez todo o tratamento no Brasil.
– Quando acabou o Campeonato Italiano, o Gustavo veio para cá. Ele ficou abatido, mas me cercou de cuidados. Agora está chegando a hora dele retomar à vida. Ele relutou um pouco, mas estou louca para vê-lo jogando na seleção. Enquanto o Gustavo estiver jogando, complementarei o tratamento com a radioterapia. No início de setembro, voltamos para a Itália – explicou a esposa do jogador.
Continua depois da publicidade
Raquel ainda ressaltou o apoio do técnico Bernardinho.
– Ele foi maravilhoso. Ligou o tempo todo para cá pra saber como nós estávamos. Acompanhou tudo e nos deu todo apoio – comentou.