No próximo dia 18, terça, o Comitê Paraolímpico Brasileiro, por meio de seu presidente Vital Severino Neto, estará assinando um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério do Esporte. O objetivo é garantir a parceria do ministério para a realização do I Campeonato Brasileiro Escolar Paraolímpico de Atletismo e Natação, a realizar-se de 1 a 3 de novembro, em Fortaleza/CE. Além disso, o documento irá permitir que estudantes do ensino fundamental e médio elegíveis para o esporte paraolímpico possam pleitear, em 2007, sua inclusão no programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.
Continua depois da publicidade
De acordo com o coordenador de esporte escolar do CPB, Vanilton Senatore, o campeonato será o primeiro evento organizado pelo CPB destinado a estudantes com deficiência, que competirão dentro das regras oficiais das modalidades oferecidas.
– Nesse ano, estamos trabalhando com dois projetos: o Paraolímpicos do Futuro, que levará o conhecimento e a prática do esporte paraolímpico para dentro das escolas, e o Campeonato Brasileiro Escolar Paraolímpico, no final do ano, que servirá como um termômetro de tudo o que foi aprendido pelos alunos – explica Senatore.
A solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica, que contará com a presença de alunos com deficiência que já participam do esporte paraolímpico, está marcada para as 15h e ocorrerá no gabinete do ministro do esporte, Orlando Silva.
Continua depois da publicidade