Encerrado o segundo fim de semana da Liga Mundial de Vôlei, a seleção brasileira masculina é destaque em seis fundamentos no ranking oficial da competição. Depois de boas atuações nas duas vitórias sobre a Argentina no último final de semana, em Belo Horizonte, o líbero Escadinha é o primeiro na defesa e na recepção.

Continua depois da publicidade

– Nos jogos em Belo Horizonte, conseguimos uma boa cobertura, que não é o nosso forte. Logo no começo da partida já defendemos bem – disse o líbero, que tem 77,14% de eficiência na recepção.

Em segundo, está o italiano Corsano, que tinha 95%, mas após as duas derrotas da Itália para a França no último final de semana, caiu para 71,70%. Na defesa, Escadinha passou da quarta posição para a primeira e recebeu muitos elogios do técnico Bernardinho.

– Há uns três ou quatro bons líberos no Brasil, mas nenhum do nível do Serginho – afirmou o treinador, que chama Escadinha pelo nome. -Nos treinos e jogos, ele dá o máximo. É um líder natural.

O Brasil também se destaca no levantamento, no qual Ricardinho ocupa a terceira colocação. O mais eficiente até o momento é o chinês Li Chun. O ponta Dante é o quarto no ataque, com 60% de aproveitamento, e o nono no saque, com cinco aces. Outro brasileiro na lista dos 10 melhores é o meio-de-rede Rodrigão, quarto bloqueador mais eficiente, que já marcou 12 pontos no fundamento.

Continua depois da publicidade

A seleção volta à quadra no próximo sábado, dia 29, e no domingo, dia 30, contra Portugal, em Lisboa. As partidas serão às 12h (de Brasília). Após quatro jogos, os brasileiros lideram o Grupo B com oito pontos (quatro vitórias). Em segundo, está a Finlândia, com sete pontos (três vitórias e uma derrota). Os portugueses estão em terceiro lugar, com cinco pontos (uma vitória e três derrotas).