Na próxima segunda, começa em São Paulo uma das principais competições de futebol para cegos do ano:a I Copa IBSA América de Futebol. O evento será realizado entre os dias 24 a 29 de julho, no Clube de Campo da Fundação Itauclube. O campeonato reunirá 100 atletas de cinco países – Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia e Paraguai. A Copa terá como principal objetivo a disputa pela última vaga das Américas para o Mundial de Futebol para Cegos, classificatório para Pequim-2008, que ocorrerá no final deste ano, na Argentina.

Continua depois da publicidade

O time do Brasil, atual campeão paraolímpico, garantiu sua classificação para o Mundial desde 2005, nos Jogos Pan-americanos. Mesmo sem ter a responsabilidade de ganhar o título da Copa, a seleção brasileira se concentrou e desenvolveu seus treinamentos durante toda esta semana, visando a união da equipe, o bom resultado na Copa e a preparação para o Mundial.

O futebol para cegos tem as mesmas regras do futsal, com algumas adaptações: dentro da bola existe um guizo, que serve para orientação dos atletas; nas laterais da quadra têm bandas laterais, que limitam o diâmetro da quadra, além de dar continuidade ao jogo; os jogadores jogam vendados; os goleiros têm visão normal e os times utilizam um “chamador” atrás do gol (pessoa que orienta os atletas para o lado que a bola deve ser chutada).