No último sábado enquanto a Seleção de futebol do Brasil perdia para França, um dos maiores judocas paraolímpicos do mundo, o brasileiro Antonio Tenório, único tricampeão paraolímpico do país, conquistou uma medalha inédita no Mundial de Judô Paraolímpico, realizado neste final de semana, em solo francês.
Continua depois da publicidade
Mesmo com todos os resultados expressivos, o judoca brasileiro nunca tinha conseguido ganhar um ouro em edições de mundial. Além do ouro de Tenório, a seleção brasileira que foi representada por 11 judocas, abocanhou mais duas medalhas na categoria feminina, uma de prata conquistada pela atleta Michele Ferreira e outra de bronze, da atleta Lourdes Souza.
As medalhas conquistadas contam pontos para a somatória de pontos no ranking mundial, que garante vaga em Pequim. No primeiro dia de competição a atleta revelação da equipe brasileira foi Lourdes Souza, que conquistou o bronze na categoria +78kg. Já no segundo dia, quem brilhou foi o tricampeão paraolímpico Tenório com ouro na categoria -100kg.
A prata veio com Michele Ferreira na categoria -52kg. Após derrotar a russa Veroni Mukhamadeyeva, a Sul-Mato-Grossense competiu com a francesa Sandri Aurieres, que levou a melhor. Os atletas Alessandro Oliveira (-81kg), Divino Dinato (-90kg) e Alexandre Silva (+100kg) também fizeram sua estréia no segundo dia de competições, no entanto não conseguiram medalha.
O Campeonato Mundial na França foi o primeiro, de uma série de eventos qualificatórios, que pode assegurar vagas para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, que ocorrerão logo depois dos Jogos Olímpicos, em 2008. Os Jogos Mundiais da IBSA – Brasil 2007 e os campeonatos continentais (no caso brasileiro, o Parapanamericano – Rio 2007) contam pontos para a somatória do ranking, que também garante vaga em Pequim.
Continua depois da publicidade
A delegação brasileira estará desembarcando no Brasil no dia 08 de julho, no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 15h45, e é composta pelos coordenadores Walter Russo Jr. (RJ) e Carmelino Souza Vieira (RJ); pelo técnico Jucinei Costa (RJ), pelo auxiliar técnico Ricardo Batista (PR) e pelos atletas atletas – até 60kg, Helder Araújo (SP); 66 kg, Magno Marques (SP); 73 kg, Wanderson Porfírio (SP); 81kg, Alessandro Oliveira (SP); 90kg, Divino Dinato (GO); 100kg, Antônio Tenório (RJ) e 100kg, Alexandre Silva (RN). A equipe feminina é representada pelas atletas atletas: até 48kg Karla Cardoso (RJ); -52kg, Michelle Ferreira (MS); -63kg, Regina Dornelas e acima dos 78kg, Lourdes Souza (RJ).