O Brasil conseguiu sua segunda vitória na I Copa IBSA América de Futebol para Cegos, nesta terça, ao derrotar a seleção do Paraguai por 3 a 0, em São Paulo. A revelação Ricardo Alves, o Ricardinho, marcou os três gols brasileiros, e é o artilheiro da competição, com nove gols.

Continua depois da publicidade

Ricardinho também foi a sensação do primeiro jogo contra a Bolívia, quando fez nada menos do que seis dos 13 gols. O primeiro da partida de hoje foi aos 7″57. No segundo tempo, o atleta fez dois gols seguidos, aos 34″53 e aos 35″50. Ricardinho, assim como João Batista, também seleção brasileira, que foi o artilheiro dos Jogos Paraolímpicos de Atenas em 2004, é o mais novo ídolo dos gramados do esporte para cegos.

A equipe do Brasil é atual campeã paraolímpica, bicampeão mundial e tricampeã das Américas. Segundo um dos técnicos da seleção, Roderley Ferreira, o time tem muito para crescer ainda.

– A seleção está renovada, com atletas novos e jovens e precisamos colocar eles para treinar e para jogar. Esperamos que antes do Mundial da modalidade, que ocorre no final do ano e é classificatório para Pequim, a gente consiga reunir o time pelo menos mais duas vezes – afirma.

Com exceção do Brasil, que já está classificado, Bolívia, Chile, Colômbia e Paraguai têm como principal objetivo a disputa pela última vaga das Américas para o Mundial de Futebol para Cegos, que acontece no final do ano, na Argentina. Nessa segunda, a equipe do Paraguai derrotou o Chile com o placar de 5 a 0. A Bolívia jogou contra o Chile também nesta terça, logo depois da partida do Brasil, e o Chile ganhou de 3 a 0. Nesta quarta, às 11h, é a vez do Brasil enfrentar o Chile.

Continua depois da publicidade

Na quinta, ocorrem as semi-finais e na sexta, a disputa do 3º lugar e da final. O atleta Clodoaldo Silva, melhor paraolímpico do mundo, premiará os jogadores.