A seleção brasileira masculina enfrenta Portugal no sábado, às 12h (horário de Brasília), e no domingo, no mesmo horário, pelo terceiro final de semana da Liga Mundial 2006, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Os brasileiros somam quatro vitórias no Grupo B da competição, enquanto os portugueses têm um resultado positivo e três derrotas. A equipe do técnico Bernardinho enfrentará um adversário que tem uma arma especial: o técnico Chico dos Santos, que até o ano passado era assistente da seleção brasileira.

Continua depois da publicidade

– O Chico conhece a seleção brasileira tanto quanto eu. Ele participou da criação desta equipe. Desde que ele saiu, não tivemos tempo de mudar muita coisa – disse Bernardinho, cuja receita para derrotar Portugal é simples:

– Temos de jogar melhor do que contra a Argentina. Precisamos ser mais consistentes, sacar melhor e ter mais regularidade no passe – salientou.

O levantador Marcelinho acredita que o fato de Chico ter trabalhado com a seleção brasileira não chega a ser uma grande vantagem:

– Nesse nível, todos os adversários se conhecem. Jogamos com Portugal várias vezes nos últimos anos. Temos de trabalhar como sempre fizemos – declarou.

Continua depois da publicidade

Do outro lado, Chico já sabe como vai fazer para tentar surpreender o Brasil:

– Os brasileiros já conhecem os meus gestos e as coisas que eu falo no jogo. Vão ficar de olho em mim. O jeito é tentar ficar o mais quieto possível no banco – explicou.

Bernardinho acredita que Chico teve mais tempo para trabalhar a equipe do que ele:

– Eles já tiveram quatro ou cinco meses de trabalho. O sistema defensivo deles já está mais consistente. Portugal sempre teve um bom bloqueio e agora está ainda melhor. Será um adversário muito mais difícil do que foi a Argentina, um time em formação – afirmou.

O técnico brasileiro confirmou na tarde desta sexta os 12 jogadores que participarão dos jogos contra Portugal. A novidade é o ponta Ezinho, que não foi relacionado para as partidas contra a Argentina. Os outros jogadores são: os levantadores Marcelinho e Ricardinho; os opostos Anderson e André Nascimento; os pontas Dante, Giba e Murilo; os meios-de-rede André Heller, Rodrigão e Sidão; e o líbero Escadinha.

Na equipe portuguesa, a única mudança em relação ao time que enfrentou a Finlândia na última semana é a entrada do meio-de-rede Eden Sequeira.

Continua depois da publicidade