De manhã, de tarde ou no começo da noite. Não importa. O horário de pico cada vez mais “estendido” na Grande Florianópolis atrapalha até mesmo as ambulâncias que, teoricamente, têm a preferência.
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Mas com o trânsito congestionado na BR-101, não há milagre que permita a equipe levar o paciente até o hospital com a rapidez que os casos mais graves exigem.
Vídeos gravados terça-feira (4) por volta das 16h.
— Raphael Faraco (@raphaelfaraco) May 6, 2021
— Raphael Faraco (@raphaelfaraco) May 6, 2021Continua depois da publicidade
Se você conversar com os socorristas, todos eles vão dizer que pela manhã é ainda pior.
— Em pacientes infartados por exemplo, cada minuto perdido para a chegada da ambulância ou para a ida deles ao hospital é a certeza de mais sequelas. Em uma parada cardiorrespiratória, o tempo sem suporte de reanimação é menos chances de sobrevida — relatou um socorrista do Samu à coluna.
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E a obra em andamento para a construção da terceira faixa na BR-101 não serve como justificativa. Mais na frente poderá aparecer como uma solução temporária, mas justificativa não.
Porque essa agonia já fazia parte do dia a dia das equipes de resgate antes das obras começarem.
Vídeo gravado em fevereiro
Hoje pela manhã!! A ambulância, com paciente infartado, tentando chegar da UPA de Palhoça até o Instituto de Cardiologia, em São José. Quando você olha a quantidade de caminhões pela direita, pela esquerda… pensa o quê!? pic.twitter.com/wieuIHHhnH
— Raphael Faraco (@raphaelfaraco) February 10, 2021Continua depois da publicidade
Se estivesse pronto, o Contorno Viário da Grande Florianópolis certamente evitaria esse caos.
Uma obra que deveria terminar em 2012, desviando o trânsito pesado de caminhões do trajeto mais movimentado da região metropolitana da capital.
Mas só deve ficar pronta no fim de 2023.
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Nota da Arteris Litoral Sul
As obras de construção da terceira faixa no sentido norte começaram em fevereiro e estão em ritmo acelerado. Serão mais de 15 quilômetros. Um investimento de R$ 53 milhões para melhorar a mobilidade na região.
Como prevê a reforma de pontes e as adequações dos acessos, há restrição do trânsito 24h e isso traz um impacto maior.
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Sobre o Contorno Viário, 2.360 funcionários trabalham nesta que é a maior obra de infraestrutura em execução em Santa Catarina e uma das maiores do país. A concessionária vai investiar ao todo R$ 3,7 bilhões.
O Contorno é um corredor expresso de 50 km, com pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos, 14 pontes e mais de 20 passagens em desnível. Até o momento, já foram concluídas quatro pontes, seis passagens em desnível, um trevo completo e 9 km de pavimentação.
Certamente a obra vai trazer melhorias para o trânsito na BR-101, além de impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado.
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