Uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Educação (SED), com Celesc e Acafe irá permitir a restruturação da rede elétrica nas escolas estaduais de SC. Os detalhes desta parceria serão oficializados nas próximas semanas.
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A ideia é começar mapeando as principais carências de rede. E depois, claro, ampliar a capacidade de energia nas escolas.
— Nós precisamos cuidar das nossas escolas, desde o espaço físico até o pedagógico, para dar condições de que os professores tenham um bom ambiente para trabalhar e que os alunos se preparem para o futuro. Por isso, melhorar a infraestrutura elétrica das escolas para instalar equipamentos eletrônicos e aparelhos de ar condicionado, é uma das prioridades da nossa gestão — diz o governador Jorginho Mello.
O papel da SED é apontar prioridades. Locais onde a intervenção se faz necessária. A partir daí, os estudantes de engenharia elétrica da Acafe fazem estudos e elaboram projetos. Cabe à Celesc, analisar e aprovar o trabalho.
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— Desde o início da gestão fizemos estudos para um diagnóstico da rede e constatamos diversos problemas estruturais nas escolas, que já estamos trabalhando para resolver. Entendemos a importância dessas melhorias para a qualidade de ensino e essa parceria vai tornar o processo mais dinâmico e rápido — ressalta o secretário de Educação, Aristides Cimadon.
O diretor de Distribuição da Celesc, Cláudio Varella, reforça o discurso da agilidade e da otimização de recursos.
— A Celesc dará todo o suporte técnico com prioridades para essas demandas das escolas. As regionais da empresa receberão os projetos elétricos dos alunos e irão avaliar se o caminho ideal é melhorar a rede ou se a escola precisa realmente de uma carga maior, com a instalação de transformadores internos.
Decisão importante e acertada do Estado. A atual gestão precisa governar para frente e olhar menos para o que passou. Não acrescenta a “campanha” diminuindo as compras definidas pelo governo passado, feitas com base em pedidos e demandas de representantes das próprias escolas.
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O que precisamos, em uma continuidade pelo bem coletivo, é reforçar a estrutura das unidades afim de receber os modernos equipamentos, como ar condicionado projetores e lousas digitais que, ao instalados, lavarão mais qualidade de ensino para os nossos alunos.