O Estado de Santa Catarina vai comprar um “lifeboat”, embarcação especializada em resgates em alto-mar. A promessa foi feita pelo governador Jorginho Mello (PL) aos senadores Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL) em reunião em Brasília, nesta terça-feira (29). O secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, e a secretária executiva da Articulação Nacional, Vania Franco, também participaram do encontro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O barco tem 15 metros de comprimento e custa aproximadamente R$ 10 milhões. Pelo que foi conversado na reunião, a ideia é ceder a operação para que a Marinha, com sua expertise, utilize-a nos resgates pela costa catarinense.

O pedido de aquisição foi feito ao governo pelos senadores depois que um barco com oito pescadores naufragou em junho, no litoral de SC. Seis foram salvos, mas dois morreram.

— É uma embarcação especializada, com melhor tempo de resposta e, por consequência, com maiores chances de salvamento. Claro que não irá atuar sozinho. Mas com o helicóptero e todo o direcionamento dos profissionais da Marinha, vai melhorar a eficiência nos resgates. É um equipamento que ainda não temos — reforça o senador Esperidião Amin.

Continua depois da publicidade

Reunião de governador Jorginho Mello e senadores Amin e Seif discutiu assunto (Foto: Divulgação)

Leia também

Florianópolis mantém alargamento da faixa de areia em Jurerê para setembro

“Concessão mal feita”, diz Procon SC sobre Contorno da Grande Florianópolis após multa milionária

SC quer dobrar o número de escolas militares e finalizar projeto das “novas” cívico-militares