O Estado de Santa Catarina vai comprar um “lifeboat”, embarcação especializada em resgates em alto-mar. A promessa foi feita pelo governador Jorginho Mello (PL) aos senadores Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL) em reunião em Brasília, nesta terça-feira (29). O secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, e a secretária executiva da Articulação Nacional, Vania Franco, também participaram do encontro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O barco tem 15 metros de comprimento e custa aproximadamente R$ 10 milhões. Pelo que foi conversado na reunião, a ideia é ceder a operação para que a Marinha, com sua expertise, utilize-a nos resgates pela costa catarinense.
O pedido de aquisição foi feito ao governo pelos senadores depois que um barco com oito pescadores naufragou em junho, no litoral de SC. Seis foram salvos, mas dois morreram.
— É uma embarcação especializada, com melhor tempo de resposta e, por consequência, com maiores chances de salvamento. Claro que não irá atuar sozinho. Mas com o helicóptero e todo o direcionamento dos profissionais da Marinha, vai melhorar a eficiência nos resgates. É um equipamento que ainda não temos — reforça o senador Esperidião Amin.
Continua depois da publicidade

Leia também
Florianópolis mantém alargamento da faixa de areia em Jurerê para setembro
“Concessão mal feita”, diz Procon SC sobre Contorno da Grande Florianópolis após multa milionária
SC quer dobrar o número de escolas militares e finalizar projeto das “novas” cívico-militares