O programa das escolas cívico-militares pode ser estadualizado em Santa Catarina. O pedido é do deputado Lucas Neves (Podemos) feito por anteprojeto de lei apresentado ao secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Continua depois da publicidade
Para o parlamentar, o programa é importante e não tem mais a atenção que deveria do governo federal, desde a mudança na presidência da República. Lucas entende que Santa Catarina deve manter o mesmo formato, apenas substituindo os militares, em um programa que passaria a ser de competência estadual.
O governo catarinense é simpático a ideia, mas quer ir com calma, sem grandes atropelos às discussões, coordenadas por Brasília desde a implementação do projeto. Até porque o programa ainda não sofreu nenhuma alteração em SC.
Em entrevista ao Notícia na Manhã, da CBN Floripa, o deputado Lucas Neves defendeu a posição. Ouça:
O que diz Secretaria da Educação SC
A Secretaria de Estado da Educação (SED) informa que, atualmente, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) não sofreu nenhuma alteração no Estado. A Secretaria estuda, em conjunto com a Polícia Militar, a criação de um programa estadual de Escolas Cívico-Militares para o próximo ano. Atualmente, nove escolas da rede estadual possuem o PECIM, três com militares da reserva estadual e seis com militares da reserva federal. O Projeto de Lei do deputado Lucas Neves pode ajudar nesta construção.
Continua depois da publicidade