A Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) se reuniu com representantes das 70 empresas que operam o transporte público intermunicipal em SC. No encontro, o secretário Thiago Vieira fez uma apresentação do termo de acordo que o governo vai firmar com o Ministério Público (MPSC) no dia 30, para a regularização do sistema.
Continua depois da publicidade
> Quase 350 mil pessoas em SC não receberam a 2ª dose da vacina contra Covid dentro do prazo
O Estado e as empresas respondem a uma ação civil pública movida pelo MPSC em 2018, ainda na gestão anterior. A secretaria pretende atender aos pedidos da promotoria sem que haja a necessidade de discussões judiciais.
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Tanto que há alguns meses, o próprio secretário procurou pelo promotor para definir soluções.
Continua depois da publicidade
“Por décadas essas empresas estão operando com contratos que já venceram. Esse problema, que se arrasta por tanto tempo, traz prejuízos a todos os envolvidos, mas principalmente ao usuário, já que não há segurança jurídica para cobrar, por exemplo, questões como cumprimento de horários e linhas”, explica o secretário.

> Governo SC faz parceria com organização internacional por mais transparência
Depois da assinatura do acordo, haverá um prazo para os ajustes no sistema. A solução construída pela SIE, com acompanhamento do MPSC, passa inicialmente por Termos Precários, que terão validade até a regularização, de fato, das concessões para por meio de licitações.
Leia também
> “Esqueceram de avisar o câncer”, diz médico de SC sobre cortes que afetam pacientes
Continua depois da publicidade