A avaliação da prefeitura de Florianópolis sobre os primeiros dias do novo binário da UFSC, Pantanal – Carvoeira, é positiva. Segundo o secretário de Infraestrutura da Capital, Rafael Hahne, o trânsito fluiu muito melhor. A exceção ficou para o fim do dia de segunda-feira (24), por causa de um acidente.
Continua depois da publicidade
— Depois que os carros foram retirados, o trânsito voltou a fluir bem.
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Hahne reforça que o binário não chega como uma solução definitiva. É uma ideia, para minimizar os impactos, que vai receber ajustes semana a semana, garante o secretário.
Continua depois da publicidade
— Não é uma solução milagrosa. Mas até o momento, está suprindo as nossas expectativas — diz Hahne.
Nas ruas, as opiniões se dividem. Há motoristas que elogiam a redução no tempo de deslocamento. Há motoristas que pedem melhora na sinalização. Muitos usuários do transporte coletivo ainda tentam entender melhor as mudanças. As principais reclamações mesmo ficam por conta de moradores e comerciantes da região. Se antes o trânsito era um nó, hoje virou pista de corrida, dizem.
Binário na região da UFSC é implementado; entenda mudanças
O fato é que são mudanças significativas e que precisam de tempo, adaptação e ajustes. Lá na frente, a tendência é mesmo de melhora. Claro, se a prefeitura atuar corretamente onde houver a necessidade, e motoristas, pedestres e ciclistas, respeitarem as leis de trânsito, como deve acontecer em qualquer lugar.
Sempre levando em consideração a ideia da própria prefeitura: não é uma solução definitiva. Vem para “ajudar” na mobilidade da região.
Continua depois da publicidade
Veja vídeo
Leia mais:
Binário da UFSC: como ficou o trânsito no 1º dia útil após mudanças