O presidente da Associação dos Moradores da Lagoa da Conceição (AmoLagoa), Bruno Negri, fez duras críticas à Casan por vazamento de esgoto na região, em Florianópolis. A entrevista foi concedida ao Notícia na Manhã, da CBN Floripa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Negri disse que todos os meses há vazamentos. É que desta vez, ele aconteceu em local de mata, diferente das áreas já conhecidas, prejudicando ainda mais o controle por parte dos moradores.
O presidente da AmoLagoa também falou sobre os impactos e exigiu providências imediatas para solucionar o problema.
Ouça a íntegra da entrevista:
Contraponto
A Casan divulgou nota sobre o problema. Confira na íntegra
Continua depois da publicidade
“A CASAN informa que a ocorrência de extravasamento em Poço de Visita na Rua Ipê Roxo, loteamento Saulo Ramos, Canto da Lagoa, foi informada à Agência Reguladora de Saneamento, e que todas as informações serão também prestadas à Prefeitura de Florianópolis.
A Companhia ressalta que o problema foi pontual, teve atendimento imediato e permanece sendo monitorado.
Avaliações em campo e do sistema supervisório demostram que não ocorreu qualquer falha no sistema de bombeamento ou rompimento de rede na região, e que a ocorrência foi provocada pelo elevado volume de água da chuva na rede coletora, associado à obstrução parcial do PV por detritos e materiais indevidamente descartados no sistema de esgotamento sanitário.
A Companhia informa que trabalha na eliminação desse tipo de ocorrência, e outras medias estão sendo adotadas para melhor operação do sistema de esgoto neste ponto, como o aumento da cota e elevação do nível desse poço de visita que fica em uma das partes mais baixas da rede de coleta de esgotos.
Continua depois da publicidade
Além disso, a Companhia mantém ações de fiscalização e orientação técnica por meio do Trato pela Lagoa e Floripa Se Liga na Rede para reduzir o número de ligações inadequadas que levam água da chuva para a rede que deveria receber exclusivamente esgoto.“
Leia mais:
Floripa receberá R$ 1 milhão ao ano da Casan por uso de recursos hídricos
Casan emite alerta sobre obra de R$ 14 milhões na Grande Florianópolis
O bizarro caso da estação de esgoto que não tem ponto de despejo