As reclamações surtiram efeito. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, nesta quarta-feira (21), que vai retomar o modelo de divulgação dos números da pandemia em Santa Catarina nos próximos dias. Àquele em PDF. Didático, resumido e bem mais fácil de entender. Não que houvesse vontade em omitir dados. Mas o labririnto para onde você é levado por uma sucessão de “abas” no atual painel, dificulta a busca pela melhor informação, tira muito do seu tempo e da sua paciência, também.

Continua depois da publicidade

> Saída de servidor provoca mudança na divulgação dos números da pandemia em SC

Documento usado até 2 de abril
Documento usado até 2 de abril (Foto: Governo de Santa catarina)

O formato que aparece na foto, vinha sendo utilizado há um ano, justamente com o objetivo de melhorar a transparência. Ficou para trás no comeco do mês, quando o servidor responsável pediu a exoneração do cargo, três dias depois do afastamento do governador Carlos Moisés da Silva. Ele até se colocou à disposição para ajudar. Mas não houve sequer uma resposta ao e-mail.

> Receba as notícias mais importantes de Santa Catarina pelo WhatsApp

A mudança foi rapidamente percebida nas redes sociais. E as inúmeras reclamações, ecoaram até a SES por questionamentos da imprensa, da Comissão de Saúde da Alesc e de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

E vai mudar de novo. Para o velho jeito de fazer. De quebra, com a promessa de que um modelo mais preciso de projeção dos números, será lançado em breve.

Leia também

> Aumenta procura por pulmão artificial usado por Paulo Gustavo após alta em internação de jovens por Covid-19

> Homens “furtam” ponto de ônibus em Florianópolis; assista ao vídeo

> Impeachment: Santa Catarina precisa virar esta página