O ex-secretário da Educação SC Vitor Balthazar rebateu as críticas feitas pelo deputado estadual Sérgio Guimarães (União) em pronunciamento na bancada da Assembleia Legislativa sobre compras milionárias, consideradas desnecessárias pelo parlamentar, para as escolas do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Balthazar afirmou que modernizar as escolas possibilitando o acesso à tecnologia é, sim, uma necessidade. Disse que é mentira que as escolas não estão preparadas para receber os equipamentos, que a troca na gestão com a mudança de governo prejudicou o ritmo de entregas e complementou: “Questionar o uso dessa ferramenta – ou o fato de tratá-la como prioridade – é um desserviço à educação catarinense”.
Deputado questiona compras de R$ 70 milhões na Educação em SC: “Desnecessária”
Confira a nota na íntegra do ex-secretário da Educação
“É falsa a informação de que as escolas estaduais não estão preparadas para receber as lousas digitais e outros equipamentos tecnológicos comprados pela gestão anterior do Governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Entregas de lousas e equipamentos foram feitas até os últimos dias do mês de dezembro, quando se encerrou o mandato. Com a mudança de gestão, houve uma troca na gerência responsável pela logística, o que prejudicou o ritmo de entregas.
A gestão anterior do Governo do Estado realizou todos os processos licitatórios e compras necessárias. Cabe à atual administração dar prosseguimento às entregas. Os alunos e professores não podem ser penalizados.
Sobre as necessidades da educação catarinense, faz-se necessário o seguinte esclarecimento. A modernização das escolas da rede pública é uma necessidade premente. Com o avanço tecnológico cada vez mais acelerado, é obrigação dos gestores públicos garantir que os alunos recebam os conteúdos da forma mais atualizada possível.
O uso das lousas digitais é amplamente aceito na comunidade escolar como necessário para o avanço pedagógico. Sua implementação nas escolas públicas teve início antes mesmo de 2019.
Continua depois da publicidade
Em um primeiro momento, as salas do ensino médio receberiam as lousas, para que o novo ensino médio pudesse contar com novas tecnologias, visto o modelo disruptivo implementado.
As lousas também foram previstas para todos os laboratórios das 4 áreas do conhecimento e espaços makers, vinculados ao novo ensino médio.
Santa Catarina implementou o novo ensino médio em todas as escolas, tendo que investir em novas tecnologias e espaços. As lousas compuseram esse arsenal de investimento. Trata-se de uma tecnologia que fará a transição entre o quadro branco e a interatividade da sala de aula para o novo contexto dos estudantes, o qual a escola precisa acompanhar.
Questionar o uso dessa ferramenta – ou o fato de tratá-la como prioridade – é um desserviço à educação catarinense.
Continua depois da publicidade
Todas as aquisições possuem projetos, foram abertas pelos setores e Areas de ensino que existem na secretaria.
Além do planejamento e projeto, todos os equipamentos comprados possuem planilhas de entrega que estabelecem quantitativo e quais materiais cada escola da rede receberá.
Semanalmente era informado aos regionais quais caminhões e equipamentos estariam sendo entregues na respectiva regional.”