A reunião extraordinária da CIB foi ‘quente’. Com posicionamentos fortes. Todos contrários à decisão do Ministério da Saúde de interromper a vacinação nos adolescentes sem comorbidades ou deficiências permanentes. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é composta por representantes das secretarias da Saúde do Estado (SES) e dos municípios (Cosems).
Continua depois da publicidade
> SC mantém vacinação de adolescentes contra Covid e rejeita orientação do Ministério da Saúde
> SC decide antecipar a segunda dose da Pfizer para 8 semanas
Pouco antes, em entrevista coletiva, o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, citou ‘eventos adversos’ em alguns jovens e sugeriu que ainda não há ‘forte embasamento científico’ sobre a eficácia da vacinação neste grupo. Lembrando que a aplicação da Pfizer em adolescentes está autorizada pela Anvisa. É o único fabricante, inclusive.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Continua depois da publicidade
> SC mantém previsão de vacinar 550 mil adolescentes em setembro
Em Santa Catarina, a opinião é contrária ao entendimento do Ministério da Saúde. Segundo o presidente do Cosems, Daisson Trevisol, todas as decisões tomadas por aqui são extremamente técnicas. E, tendo a vacina da Pfizer, não há porque interromper o calendário de vacinação dos adolescentes, previamente acertado.
O Estado não só decidiu que vai seguir com a vacinação para os jovens antre 12 e 17 anos, como irá enviar um documento aos conselhos nacionais de secretarias de Saúde, de estados e municípios, e ao Ministério da Saúde, pedindo para que Brasília reveja o seu posicionamento.
> Ministério da Saúde recomenda que SC interrompa vacinação de adolescentes
Na reunião da CIB desta quinta, ficou definido que a próxima remessa da Pfizer (D1) terá como prioridade o reforço dos imunossuprimidos. Mas, havendo a possiblidade, adolescentes em geral e idosos (reforço) também receberão.
Ainda sobre a Pfizer, Santa Catarina também decidiu antecipar a aplicação da segunda dose para 8 semanas, como a coluna publicou.
Continua depois da publicidade