Evitar que milhares de catarinenses fiquem sem a segunda dose (D2) da Coronovac é um dos grandes desafios do Estado. Em entrevista ao CBN Hub desta quarta (28), o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC (Cosems), Daisson Trevisol, lamentou a falta de vacina.
Continua depois da publicidade
> MPSC vai apurar “farra” de viagens e gastos com aeronaves do Governo
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
— Desde o começo do mês havia esta preocupação. Nós alertamos, falamos nas reuniões. As notas técnicas da secretaria foram claras. Alguns municípios deram a segunda dose 21 dias depois, em vez de 28, e provavelmente houve uma desorganização. Cidades que foram vacinando outros grupos e não guardaram — explicou.
E a previsão para a vinda de mais Coronavac não é nada otimista.
Continua depois da publicidade
— Deve chegar algo em torno de 4 mil doses ainda esta semana. A estimativa é que tenhamos cerca de 15 mil pessoas aguardando pela dose 2 — contou.
> Futebol entre amigos é liberado pelo Governo de SC; veja as regras
Trevisol conversou com o superintendente da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Eduardo Macário, sobre a possibiliade de um “empréstimo” de vacinas entre os municípios.
— Uma força-tarefa. Precisamos de um levantamento urgente. Quem ainda tem doses sobrando pode emprestar para os muncípios em falta. Precisamos unir forças. Estamos todos no mesmo barco. Ainda assim, acho pouco provável que seja suficiente — disse
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente do Cosems, estudos mostram a eficácia da segunda dose da Coronavac, quando aplicada entre o 14º e o 45º dia após a primeira dose.
— Acreditamos que até 15 dias depois, não haja problemas. Mas o melhor é no 28º dia — completou Daisson.
Ouça a entrevista:
Leia também
> Ciclista escapa da morte em trilho de trem de SC e vídeo impressiona; assista
> Aeronaves paradas forçam distribuição de vacinas por terra em SC
> Impeachment: Santa Catarina precisa virar esta página
> Homens “furtam” ponto de ônibus em Florianópolis; assista ao vídeo
> Saiba quanto vai custar cruzar SC pela BR-101 a partir de maio