Não é um problema de dias ou meses. Há anos, quem passa por Campinas, na região do viaduto da Via Expressa em São José, percebe. Aliás, só não vê quem não quer.
Continua depois da publicidade
> Veja como receber as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Porque todos os dias, um dos bairros mais populosos e importantes da cidade, esfrega na nossa cara, um problema social gravíssimo, que provoca impactos consideráveis na saúde e na segurança pública do município.
O que acontece todos os dias na região do bairro Campinas, na Grande Fpolis, não é novidade. É um problema social gravíssimo, com reflexos diretos para a saúde e a segurança pública. pic.twitter.com/KwHM5rHFwy
— Raphael Faraco (@raphaelfaraco) April 25, 2021
Veja bem, não estamos falando dos catadores de lixo que fazem um trabalho importante, e por sobrevivência. Mas das dezenas e dezenas de usuários de drogas e moradores de rua, que dioturnamente promovem lamentáveis cenas pelas ruas do bairro. É angustiante. É triste demais.
Continua depois da publicidade

Uma rotina bem conhecida pelos moradores. Todos os dias, os usuários caminham moribundos, sem direção, em busca de algo que possa servir de moeda para a compra de crack. E todos sabemos que o viciado em drogas, seja pelo uso constante ou pela falta dele, é capaz de coisas inacreditáveis. Transforma a sua vida em um mundo paralelo. Desumano. E provoca medo, claro, em quem mora ou passa pela região.
> Viagens de Merisio estão na mira do Tribunal de Contas
São gritos até altas horas da madrugada. Brigas, furtos, assaltos, incêndios, consumo de crack a céu aberto. É lixo espalhado por todos os cantos. E frequentes alagamentos, já que a chuva cai e encontra as bocas de lobo escondidas por trás de tanto entulho.

Quando acionadas, a Guarda Municial e a Polícia Militar vão. Mas é pouco. Não é um problema isolado da Segurança. É muito mais complexo. Município, e até o Estado, precisam intervir urgentemente ali, com importantes projetos sociais que, ao menos, minimizem essa agonia diária.
Continua depois da publicidade
A situação é tão crítica, que moradores criaram um perfil na internet para chamar a atenção das autoridades. Querem ajuda. E sabem que os usuários precisam, também.

O município de São José
A prefeitura informou que vem acompanhando os moradores que querem ser atendidos em casas de apoio. Que limpa a região toda a semana e que a Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar, intensificou as rondas no bairro.
Leia também
> Aeronaves paradas forçam distribuição de vacinas por terra em SC
> Impeachment: Santa Catarina precisa virar esta página
> Homens “furtam” ponto de ônibus em Florianópolis; assista ao vídeo
> Saiba quanto vai custar cruzar SC pela BR-101 a partir de maio