O Banco Pan teve suas atividades suspensas pelo Procon SC porque, segundo o órgão de defesa do consumidor, vinha concedendo crédito consignado aos clientes sem solicitação alguma. Foram mais de 2,6 mil reclamações nos últimos meses. O banco informou que está apurando a situação junto aos órgãos responsáveis (veja resposta na íntegra abaixo).

Continua depois da publicidade

> Ministério Público do Trabalho pede que empresas exijam vacinação de trabalhadores contra Covid-19

Pelas informações do Procon, são cobranças indevidas. Em muitos casos, com valores debitados nas contas dos clientes, pelos “empréstimos”, com descontos mensais, incluindo juros e encargos financeiros. 

> Média móvel de mortes por Covid cai 56% em SC

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Continua depois da publicidade

O diretor do Procon SC, Tiago Silva, diz que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, “é proibido ao fornecedor de produtos ou serviços enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço. Sendo considerada a prática abusiva”.

Neste caso, Tiago Silva decidiu emitir uma Medida Cautelar suspendendo as atividades do Banco Pan até que ele resolva todas as reclamações que chegaram ao órgão no Estado de Santa Catarina, impedindo a instituição de formalizar empréstimos que venham a exigir descontos depois.

> Fapesc anuncia 126 bolsas de R$ 4,8 mil por mês; inscrições abertas

— Sempre que condutas praticadas com má fé ou que não estejam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, é legítima a atuação do Procon para aplicar as sanções administrativas previstas em lei — ressalta o diretor.

> Secretaria de Educação confirma provas dos professores temporários de SC para dezembro

Caso o banco descumpra a medida, poderá sofrer multa diária de até R$ 100 mil, além de responder pelo crime de desobediência, como prevê o Código Penal.

Continua depois da publicidade

A informação sobre a suspensão das atividades do banco no Estado foi dada em primeira mão pelo Bom Dia SC. 

Veja na íntegra a resposta do banco:

O Banco PAN ainda não teve acesso ao teor da medida cautelar informada na reportagem, mas desde que tomou conhecimento do fato pela imprensa, está apurando junto aos órgãos responsáveis. O PAN destaca sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento.

Leia também

CPI da Chapecoense no Senado será retomada dia 18 depois de 1 ano e 10 meses​

MPSC vai exigir vacinação contra Covid-19 de servidores em trabalho presencial

SC aumenta para 50% a capacidade nos estádios de futebol e libera menores de idade

Entenda as diferenças entre cobra-coral-verdadeira e falsa