A quinta-feira (17) é emblemática no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Depois de mais de uma década fechada, enfim, a ala de psiquiatria será reaberta. A inauguração da nova unidade ocorre a partir das 10h30min, com a presença do governador Jorginho Mello e da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A ala tem quase 600 m² de área construída e conta 9 leitos de internação em quartos individuais com banheiros, postos de enfermagem, salas para exames e curativos, refeitório e até um jardim coberto. Uma estrutura elogiada por fontes ligadas às equipes com quem conversamos.
Veja vídeo da nova ala
Veja galeria de fotos
Continua depois da publicidade
Uma equipe multidisciplinar trabalhará na unidade, com médicos psiquiatras, profissionais de enfermagem, psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e odontólogo. Eles irão atender os pacientes com menos de 15 anos de idade com a necessidade de atendimento psiquiátrico. É um serviço extremamente importante.
Segundo dados do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Infantil, somente nos últimos 5 anos, 826 crianças ou adolescentes foram atendidos no local porque tentaram contra a própria vida ou disseram que poderiam fazê-lo. Os atendimentos foram realizados em outros setores, pela falta de uma ala específica para esses casos. Se considerarmos todos os pacientes com algum transtorno psiquiátrico, obviamente, o número é bem maior.
Leia também
Vereador desabafa sobre falta de políticas de segurança em São José
“Somos transparentes”, diz governador sobre pedido de suspensão do Universidade Gratuita